Post Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Aposentado por invalidez, está pronto para voltar ao mercado de trabalho?

O Governo Federal tenta de todas as formas equilibrar o déficit da Previdência Social, mas isso está refletindo no setor financeiro diretamente.
Vivemos uma crise tremenda, o momento atual para os bancos é de oportunidades, mas também de grandes riscos. Até mesmo bancos sofrem os impactos das mudanças, principalmente pequenos e médios sofrem um duro golpe. Alguns já tendo prejuízos e outros que já amargam uma baixa rentabilidade.

Mas qual a grande mudança? 
Pessoas com menos de 60 anos, que tiveram suas aposentadorias concedidas a mais de dois anos estão sendo revisadas e muitos correm o risco de perder o benefício, se não comparecerem ou forem considerados aptos para o trabalho. 
Neste novo cenário há um temor dos bancos, em virtude da possibilidade destes clientes ficarem inadimplentes.

Idade Mínima Para Conceder Empréstimos, mas já era aposentado?
Os bancos estão comunicando Promotoras de Crédito que aposentadorias por invalidez, só poderão fazer um crédito consignado após 60 anos. Sendo que os empréstimos pelo INSS já contemplavam aposentadorias por invalidez permanente. Apesar dos bancos não se pronunciarem formalmente, possuímos um cenário de incertezas, que reflete diretamente no risco da concessão, pois a pessoa perdendo o benefício pode ser que deixe de honrar o que foi acertado, pois não há mais a garantia da folha de pagamento. O empréstimo consignado revisto, pode gerar um efeito dominó, onde um caindo caem outros. Por isso a importância das instituições estarem se resguardando.



Bancos pequenos e médios , sofrerão por muito tempo o impacto ?
Os bancos pequenos e médios talvez sejam os maiores prejudicados, mas acreditamos que logo isso seja normalizado, pois daqui para frente terão critérios mais seguros para conceder os empréstimos, 

Mas o que acontecerá com aposentados que tiverem seus benefícios extintos? 
Se deixarem de ser aposentados e ficarem sem renda, comprometendo a própria sobrevivência, pode causar um mal social tremendo. Os aposentados até 60 anos, se julgados aptos terão que procurar emprego novamente. Tudo em virtude de desgovernos passados. Não falamos de A ou B; direita ou esquerda, mas da falta de planejamento no Brasil como um todo. Talvez alguns não sejam pegos de surpresa, mas imagino pessoas sem qualificação, com certa idade, voltando ao mercado de trabalho. Apesar que temos empresas preocupadas com isso, como algumas redes de fast food, por exemplo, já absorvem uma parte dessa mão de obra.

O Legado deixado pela Corrupção!
Todos estão vendo certa dúvida da União que paira no ar sobre pessoas e instituições. Essa desconfiança do governo federal é o reflexo da falta de confiança nas instituições, em virtude da corrupção presente, mas o que nos deixa perplexos é que a desconfiança recaiu sobre os aposentados, que já sofrem tanto.

Só quem decide e que tem direito?
Queremos que o Brasil dê certo, mas que sejam revistas também leis que beneficiam poucas pessoas, deixando de lado aqueles que mais necessitam de seus benefícios para viver e não usufruem das vantagens concedidas em função do cargo que se ocupa. Que mudem a situação, pois não gostamos de pensar que existe um lugar onde a igualdade só serve para os outros.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário